PLANOS DE ENCAMINHAMENTO POR MÉDICOS DE CLÍNICA GERAL
Devido aos inúmeros benefícios de saúde que proporcionam, as máquinas Power Plate® estão agora a ser utilizadas em planos de encaminhamento por médicos de clínica geral, através do Reino Unido numa tentativa de ajudar as pessoas a tomarem iniciativas, com vista a um estilo de vida mais saudável e mais activo, ao proporcionar-lhes acesso aos programas de exercício e aos equipamentos para melhorar a condição física, reduzir as taxas de obesidade e auxiliar na reabilitação.
Os regimes com máquinas Power Plate® têm sido incorporados com sucesso em vários planos, incluindo no Centro de Saúde e Lazer Applemore, um de cinco locais a participar no plano de encaminhamento por médicos de clínica geral ‘Healthy Horizons’ no Concelho Distrital New Forest.
PROFISSIONAIS DO DESPORTO
Os benefícios para a saúde e o fitness proporcionados pelo treino com uma máquina Power Plate® têm sido acolhidos por profissionais do desporto, desde jogadores de futebol a jogadores de golfe de nível internacional.
A máquina Power Plate® tem-se tornado incrivelmente popular entre as equipas de futebol da Liga Inglesa tais como o Chelsea e o Manchester United, que a incluíram recentemente nos seus programas de treino, onde a mesma é utilizada, desde a assistência à reabilitação de lesões, à sua incorporação em sessões de aquecimento antes dos jogos e nas massagens após os jogos.
Grant Downie, Chefe do Departamento Médico do Middlesbrough F.C., comenta: "o Clube de Futebol de Middlesbrough adquiriu uma máquina Power Plate® no início da época 2006/2007, de forma a assistir na reabilitação de muitas das lesões dos membros inferiores que ocorrem no futebol. Agora também a utilizamos regularmente como parte da recuperação pós jogo. Muitos dos jogadores também a utilizam como parte do seu aquecimento diário antes do treino."
Colin Montgomerie, o jogador de golfe de renome internacional, utiliza a máquina Power Plate® nos seus treinos regulares devido ao efeito positivo que a mesma tem sobre a sua flexibilidade e arco de movimento. “A máquina Power-Plate® complementa a minha rotina de fitness, é fantástica para o aumento da força e tem-me ajudado a aumentar a minha amplitude de mobilidade ao nível da zona lombar e sinto-me mais flexível depois de a ter usado.”
CONTROLO DO PESO
Á medida que aumenta a sensibilização e a compreensão do público acerca dos perigos da obesidade e de um estilo de vida sedentário, e à medida que estão a ser cada vez mais documentadas a importância de nos mantermos em forma e activos, os benefícios em termos de saúde ao exercitar-se com uma máquina Power Plate® nunca estiveram tão correntes ou relevantes.
Ao abordar questões relacionadas com a saúde, fitness e obesidade, as quais têm sido tão firmemente colocadas na agenda pública, as sessões efectuadas numa máquina Power Plate® poderão desempenhar um importante papel no combate à obesidade uma vez que fazem acelerar o metabolismo e aumentam a força muscular permitindo ao corpo queimar as calorias de forma mais eficiente, acelerando assim a perda de peso.
OSTEOPOROSE
O ACCELERATION TRAINING™ aumenta a taxa de contracção muscular de forma que os ossos produzam naturalmente mais minerais, compensando o aumento da carga mecânica sobre os músculos que resulta do treino, e consequentemente melhorando a densidade da massa óssea.
Comprovou-se através de investigação científica que a densidade da massa óssea aumenta significativamente através do ACCELERATION TRAINING™ (Efeito provocado por um treino de aceleração com duração de 6 meses, sobre a densidade das ancas, a força muscular e controlo da postura em mulheres na pós-menopausa: Verschueren et al., Universidade de Leuven).
O treino numa máquina Power Plate® aumentará a força e a actividade muscular, o que por sua vez obriga o esqueleto a fortalecer-se e a repor a densidade da massa óssea bem como a aumentar a mobilidade nas articulações.
A Kay Smith sofre de osteoporose, e exames à sua densidade óssea realizados aos 48 anos e novamente aos 50 anos de idade revelaram uma perda de densidade da massa óssea de 20% em apenas dois anos. O seu médico prescreveu-lhe a dose mais elevada possível de Fosamax para combater uma redução tão rápida e dramática. A Kay estava ansiosa por encontrar um método alternativo de combate à doença e de aumento da massa óssea de forma natural, sem recurso aos medicamentos.
Oito meses após ter começado a treinar três vezes por semana na máquina Power Plate®, a Kay efectuou novo exame à densidade da massa óssea. “Fiquei atónita! A minha densidade óssea aumentou 3.5% na coluna; 2.5% na anca direita, e aumentou ligeiramente em 0.4% na anca esquerda. (Atribuo-o à minha escoliose e ao facto de colocar o peso do meu corpo sobre o meu lado direito),” comenta ela. “Esperava impedir uma perda de massa óssea ainda maior; mas de facto consegui aumentar a massa óssea numa altura em que, nas mulheres, a perda de massa óssea é mais acelerada.
Também evitei por completo o uso de medicamentos e de hormonas.”
A história da Kay dará muitas esperanças às mulheres que desejem optar por um método alternativo para a prevenção e tratamento da osteoporose, sem recurso aos medicamentos.
“Sinto-me tão grata para com a Power Plate®, uma máquina tão fantástica; mudou verdadeiramente a minha vida!”
FIBROSE QUÍSTICA
A Kate Smith tem 28 anos de idade e sofre de Fibrose Quística. A Fibrose Quística é a doença mais prevalente no Reino Unido de entre as doenças hereditárias e potencialmente fatais que afectam os órgãos internos, especialmente os pulmões e o sistema digestivo, ao bloqueia-los com um muco grosso e pegajoso. Isto dificulta a respiração e a processo se digestão. Quem sofre desta doença debilitante necessita de se submeter a pelo menos uma sessão de fisioterapia por dia.
A Kate que é uma estudante ocupadíssima, tem de efectuar fisioterapia duas vezes por dia, às vezes até uma hora em cada sessão. Desde que usa a máquina Power Plate®, a Kate tem notado uma diferença relevante na sua respiração. “Assim, a minha fisioterapia é mais fácil de executar, exige menos tempo e também consigo sentir os benefícios nas minhas articulações. A Fibrose Quística é uma doença com a qual é tão difícil viver e o facto de ter uma máquina Power Plate® em casa, só para mim, facilita muito mais as coisas!”
LESÕES NA COLUNA
No seguimento de um acidente de autocarro, a Marian Harris ficou com lesões que a deixaram em risco de vida, nomeadamente com as costas partidas e com fracturas do crânio e nas costelas. Após três semanas ligada a uma máquina de suporte vital, ela passou seis meses acamada, seguidos de outros seis meses numa cadeira de rodas. As suas articulações e músculos estavam tão rígidos, e juntamente com uma dor de costas fortíssima, que o simples acto de se vestir demorava duas horas.
A Marian usou a máquina Power Plate® pela primeira vez por apenas um minuto, sentando-se nela com a máquina ligada no modo “relaxar as costas”; quando se levantou, e pela primeira vez desde o acidente, já não sentia dores. Iniciou imediatamente um programa de treino na máquina Power Plate®.
A Marian comenta: “perdi toda a minha densidade muscular e era-me muito difícil manter-me móvel e activa. O treino numa máquina Power Plate® tem sido extraordinário para a minha recuperação e inestimável no desenvolvimento do meu nível de fitness.
Devolveu a minha força e a minha vida, e proporciona-me um alívio instantâneo.”
ARTRITE
O exercício é muito importante para os indivíduos que sofram de artrite. O exercício ajuda a manter as articulações flexíveis, os músculos à volta das articulações fortes, os tecidos ósseos e cartilaginosos fortes e saudáveis; e reduz a dor. O Michael Harris sofre de artrite no tornozelo o que lhe provoca dor extrema.
O treino regular numa máquina Power Plate® tem ajudado a reduzir a inflamação e a dor causadas pela artrite. Aos quarenta e sete anos de idade ele pode agora desfrutar do estilo de vida activo que ele tanto tem desejado, e verifica que ao usar a máquina Power Plate® no dia anterior a uma partida de golfe, permite-lhe deslocar-se no campo de golfe sem sofrer qualquer dor no tornozelo.
O Michael comenta, “Nunca permiti que a dor me impedisse de prosseguir com a minha vida, mas o uso regular de uma máquina Power Plate® tem feito uma diferença enorme, e a vida tornou-se muito mais agradável agora que já não sofro de dores.”
ESCLEROSE MULTIPLA
É importante para os doentes da EM aumentarem ou manterem a força muscular e a coordenação, o que o ACCELERATION TRAINING™ providencia sem submeter as articulações à tensão.
A Anne Hodder foi diagnosticada com a esclerose múltipla aos 51 anos de idade.
Esta doença debilitante virou-lhe a vida do avesso, obrigando-a a prescindir do seu estilo de vida extremamente activo, incluindo o seu negócio bem sucedido de florista. Imobilizada desde a cintura até ao meio das suas coxas, a Anne estava determinada a voltar a pôr-se de pé, e investigou uma variedade de tratamentos convencionais e alternativos, incluindo o treino com uma máquina Power Plate®.
Os fisioterapeutas do Centro de EM em Reading subscrevem a importância da força do “core” (meio do corpo) nos doentes da EM, mas a Anne tinha frequentemente dificuldades em executar os exercícios por eles recomendados. Após apenas dez sessões com a máquina Power Plate® a Anne acredita que os efeitos do ACCELERATION TRAINING™ têm feito uma diferença dramática. ‘Sem dúvida que as minhas pernas estão mais fortes, há tantas coisas que eu antes não conseguia fazer. Quando primeiro fui diagnosticada, não conseguia flectir os glúteos, e agora isso tornou-se na minha “piada de sucesso” nas festas! Sinto-me muito mais segura quando de pé e tenho mais auto-confiança” Antes de começar a treinar com a máquina Power Plate®, a Anne nem conseguia levantar-se de uma cadeira sem se apoiar nos seus braços, agora consegue levantar-se sem qualquer ajuda.
Anne continua, “Penso que ao usar uma máquina Power Plate® manter-me-ei forte e “fora” de uma cadeira de rodas. Se fizermos algo positivo, isso por sua vez faz uma diferença enorme em tudo o resto.
Acredito que isto se aplica não apenas a quem estiver doente, mas a toda gente.”